Bom, gente. Final de temporada acontecendo mais uma vez, mas hoje
resolvi voltar um pouco no tempo. Mais precisamente em 1984, ou seja, há 30
anos atrás. Na Fórmula 1 que estava sendo dominada por motores turbo, uma
equipe inglesa que estava passando por crise técnica ressurgiu de forma
avassaladora e conquistou o título daquele ano. Estou falando da hoje poderosa
McLaren.
O último título da equipe tinha sido com James Hunt em 1976 e ainda era
o chefe de equipe Teddy Mayer. Depois disto, a equipe passou por um leve
declínio e também a troca de controle acionário. Veio Ron Dennis e também as
mudanças. Em 1983 ainda eles assinaram um contrato com a Porsche para
fornecimento de motores, rebatizados na equipe de motores TAG. Os resultados
começariam a vir na temporada seguinte.
Surge 1984 imediatamente como um divisor de águas para a equipe. A
dupla daquele ano era Alain Prost, recém contratado pela equipe, e o veterano
Niki Lauda, que estava com marca de
bi-campeão na época. Depois de uma temporada onde a equipe dominou a com
sobras, veio os títulos tanto de pilotos quanto de construtores. Mas agora
veremos uma análise dos pilotos que se sagraram campeões pela escuderia.
O primeiro que inaugurou essa saga de vitórias foi o Niki Lauda, que
conseguiu na última corrida de 1984 o título, o seu terceiro campeonato.
Superou seu companheiro de equipe por apenas meio ponto, a menor diferença
entre pilotos num campeonato até hoje. Depois do terceiro título, Lauda
sossegou o facho e correu ainda em 1985 para cumprir tabela. Mas aí resolveu se
aposentar, já consagrado e cuidar dos seus negócios, antes de voltar à Fórmula
1 como dirigente.
Alain Prost, seu companheiro de equipe, teve mais vitórias que Lauda em
1984, mas perdeu o título por um capricho do regulamento, mas em 1985 ele não
deu sopa para o azar e faturou seu primeiro título. Depois, em 1986, veio o bi,
um pouco que beneficiado também pela briga interna na Williams, onde acabou
levando a melhor na última etapa, correndo pelas beiradas, por fora. Prost
depois teria que dividir a equipe com um certo brasileiro chamado Ayrton Senna,
onde duelaram entre si durante dois anos dentro da McLaren e Prost em 1989
acabou anunciando a saída da equipe, depois que Senna tomou conta do ambiente,
sem antes faturar também o título de 1989 naquela decisão polêmica no Japão.
Ayrton Senna foi o piloto que mais deu vitórias à equipe neste período
pós 1984 e com ele a equipe faturou outros três títulos. Em 1988, a equipe,
graças ao projeto do MP4/4, dominou praticamente toda a temporada, ganhando 15
das 16 corridas daquele ano e Senna faturou seu primeiro título, derrotando
Prost, no início de uma briga e rivalidade que ficariam eternizadas na memória
dos fãs da velocidade que viveram esta época. Depois vieram os títulos de 1990,
mais uma vez derrotando Prost, desta vez ele na Ferrari, e em 1991, derrotando
Nigel Mansell e a Williams.
A parceria Senna e McLaren estava indo bem, mas depois que a Williams
começou a dominar a categoria, o piloto brasileiro fez de tudo para ir para a
equipe rival e não escondeu isto de ninguém. No fim, ele deixou a equipe sem
antes cravar sua última vitória na Fórmula 1 no GP da Austrália de 1993,
encerrando uma longa parceria entre ele e a equipe. O resto é história.
Depois disto, vieram um período de incertezas e tentativas de novas
parcerias, que só começaram a dar certo depois que a equipe fechou com a
Mercedes para fornecedora de motores. O título veio somente em 1998 com o
finlandês Mika Hakkinen, um piloto promissor que ainda não tinha vitórias na
categoria. Ele se motivou e buscou a confiança para fazer da equipe novamente
campeã. Depois de uma batalha árdua contra Michael Schumacher da Ferrari, a
equipe novamente foi campeã. E no ano seguinte ele faturou o bi, mesmo
contestado por muitos críticos na época por causa de suas limitações e erros
cometidos na temporada.
Em 2000, o piloto finlandês tinha um objetivo: sagrar-se o primeiro
tricampeão seguido depois de Juan Manuel Fangio. Ele lutou muito e teve bons
momentos como a manobra espetacular em cima de Michael Schumacher no GP da
Bélgica daquele ano. Mas no final acabou definhando e perdendo o título. Depois
disto, perdeu motivação e acabou se retirando da categoria, com dois títulos
mundiais.
Mais um período de insucessos vieram nos anos seguintes. A equipe ainda
tentou combater o sucesso da Ferrari e de Michael Schumacher, sem sucesso. Mas
ela fez temporadas boas como 2005, que não conseguiu o título por azares e
erros de sua dupla de pilotos, mesmo com o melhor carro. Em 2007, tudo parecia
que iria ser o título da equipe, mas o escândalo de espionagem que a equipe se
envolveu acabaram por excluí-la do campeonato e também perder o título de
pilotos na última corrida, título ganho por Kimi Raikonnen, cria da McLaren,
desta vez o piloto guiando pela Ferrari.
O ano de 2008 reservou o último título da McLaren. Já sem Ron Dennis no
comando, os pilotos Lewis Hamilton da McLaren e Felipe Massa da Ferrari,
brigaram ponto a ponto por este título que acabou numa decisão polêmica no GP
do Brasil. Felipe Massa ganhou a corrida com sobras, mas Lewis Hamilton fez uma
ultrapassagem faltando três curvas para o fim sobre Timo Glock, que estava
rastejando-se na pista molhada. Até hoje esta disputa chama a atenção, não pela
corrida em si, mas por um escândalo na corrida de Cingapura um mês antes (mas
isto eu vou falar outra hora).
O que é verdade é que Lewis Hamilton acabou tendo sua conquista
apequenada e ofuscada por Felipe Massa e esses acontecimentos nas corridas de
2008 descritas acima. O que diminuiu muito o seu brilho e o fato do piloto
inglês não ter conseguido mais ser campeão nem Felipe Massa teve outra chance
de recuperar o título perdido. Até hoje tem muita gente que discute se Lewis
Hamilton é campeão mesmo de fato.
Agora, chegamos a 2014. E para o ano que vem, a equipe vai de motor
Honda. O mesmo motor que foi um momento áureo para a equipe e principalmente
com Ayrton Senna. E também com a volta de Ron Dennis, a equipe promete também
um piloto de ponta para disputar as vitórias e voltar a conquistar títulos, que
não vem desde 2008 (pilotos) e 1998 (construtores). Agora nestes 30 anos de
início de arrancadas de títulos, a equipe busca novamente o seu caminho. É
aguardar e ver o que reserva mais futuramente.
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