O piloto suíço Clay Regazzoni após se classificar para a Indy 500 de 1978 |
CLAY REGAZZONI - Uma espécie de "bom vivant" da Fórmula 1 dos anos 1970, o piloto suíço, vice-campeão da Fórmula 1 de 1974, arriscou a participar da prova em 1978, mas acabou se acidentando... felizmente ele saiu andando depois da batida, mas nunca mais acabou voltando ao famoso oval, um pouco também pelo fato de ter ficado paraplégico depois de sofrer um grave acidente no GP de Long Beach de 1980...
Emerson Fittipaldi na sua estréia em 1984 com a pequena equipe W.I.T. |
EMERSON FITTIPALDI - Talvez o exemplo mais bem sucedido de ex-campeão da Fórmula 1 no circuito de Indianápolis... Emerson estreou em 1984, tornando-se o primeiro brasileiro a disputar a mais famosa prova... ele abandonou logo no comecinho, mas depois foi ganhando destaque na Fórmula Indy e venceu a prova por duas vezes em 1989 e 1993... hoje Emmo é sempre lembrado pelos organizadores para receber homenagens...
Roberto Guerrero (carro branco), atrás de Rick Mears, o vencedor de 1984 |
ROBERTO GUERRERO - Com passagens discretas na Fórmula 1 por equipes pequenas, o piloto colombiano resolveu tentar a Fórmula Indy depois de não ter assinado com a Brabham em 1984... na sua edição de estréia, terminou em segundo lugar, a duas voltas atrás de Rick Mears... Guerrero gostou tanto da prova que resolveu se mudar de vez para os Estados Unidos, fazer carreira na Indy e constituir família... ele, nas outras edições, teve alguns altos e baixos durante o tempo, mas se tornou um dos pilotos mais respeitados da categoria nos anos 1980 e 1990...
Raul Boesel em ação em 1989, o ano de seu melhor resultado na prova |
RAUL BOESEL - Depois de duas temporadas na Fórmula 1 com passagens pela March e pela Ligier, Boesel tentou a Fórmula Indy em 1985, seguindo o exemplo de Emerson Fittipaldi na categoria. Estreou na Indy 500 daquele mesmo ano, e depois de experiências em outras categorias, com destaque para o Mundial de Marcas (a avó do atual WEC) de 1987, voltou à Indy, conseguindo logo depois em 1989 o seu melhor resultado com um terceiro lugar. Mas foi na edição de 1993 que ele realmente teve condições de brigar pela vitória, e só acabou não conseguindo por culpa de duas penalizações durante a prova que acabaram com suas chances. Até hoje essas punições são questionadas pelo próprio piloto e pelos críticos. Raul Boesel ainda participou de outras edições logo depois... hoje ele ganha a vida como um DJ de grande sucesso...
O maior momento de Eddie Cheever foi a vitória em 1998 |
Eu já falei de Nelson Piquet na Indy 500 num post embaixo lá atrás... |
NELSON PIQUET - Sem uma perspectiva de um carro competitivo na Fórmula 1, Piquet aceitou o convite da equipe Menard para disputar a Indy 500 de 1992, onde prometia ser o maior destaque da prova... mas um acidente nos treinos livres fraturou suas duas pernas e ele passou o restante do ano em recuperação, voltando no ano seguinte para disputar a prova e abandonar nas primeiras voltas... nunca mais voltou ao famoso oval...
O "leão" Nigel Mansell depois da classificação de 1993... |
NIGEL MANSELL - O piloto inglês chegou credenciado com o título da Fórmula 1 de 1992 e estreou no ano seguinte pela equipe Newmann Haas, com status de grande estrela da categoria... Mansell acabou cruzando a linha de chegada em terceiro lugar naquele ano... depois disputou ainda a edição de 1994, até deixar a categoria...
O sueco Stephan Johansson, veterano da Fórmula 1 |
STEPHAN JOHANSSON - Caso parecido com o de Eddie Cheever, o piloto sueco, com passagens por equipes como Ferrari, McLaren e Ligier, conseguiu uma vaga na Fórmula Indy pela equipe Bettenhousen e na edição de 1993, foi o melhor rookie classificado no grid... mas o seu maior feito foi ter tirado do grid o bi-campeão Emerson Fittipaldi em 1995 nos instantes finais da classificação...
Eliseo Salazar em ação durante os treinos |
ELISEO SALAZAR - Sim... o chileno que ficou famoso por ter levado umas porradas de Nelson Piquet após ter tirado o piloto brasileiro da pista em Hockheinheim 1982, resolveu se aventurar na Fórmula Indy também... ele estreou em 1995 e terminou num honroso quarto lugar... depois disto, com a cisão CART x IRL, Eliseo preferiu a nova liga e se tornou piloto de ponta, competindo até 2002...
Christian Fittipaldi e o "carro brasileiro" rasgam as curvas e retas nos treinos de 1995 |
CHRISTIAN FITTIPALDI - Depois de temporadas medianas na Fórmula 1 com Minardi e Arrows, o sobrinho de Emerson resolveu arriscar a sorte na Fórmula Indy... ele estreou em 1995 com um carro pintado com a bandeira do Brasil... na edição daquele ano, ele passou por alguns problemas na classificação, mas na corrida, mostrou combatividade e conseguiu abiscoitar um segundo lugar muito bem comemorado... mas depois disto, ele nunca mais correu a famosa prova, muito em culpa pelo fato da cisão CART x IRL e ele ter optado por seguir do lado da CART, que deixou de correr as 500 milhas a partir de então...
Michele Alboreto, em sua única participação na prova |
MICHELE ALBORETO - Ex-piloto da Ferrari e da Tyrrell, vice-campeão da Fórmula 1 em 1985, Alboreto resolveu tentar a sorte na Fórmula Indy... ele pegou o momento da cisão CART x IRL e assinou com a equipe Scandia Dick Simon, que resolveu optar pela IRL... Alboreto correu meio que a contra gosto, porque viu a IRL começando e não gostando do que viu... o piloto italiano acabou confessando mais tarde que só correu a Indy 500 porque a equipe já estava com um lugar garantido na prova (a regra dos 25 dos 33 em vigor em 1996 e 1997)... a sua única participação foi em 1996, onde ele largou numa posição intermediária e logo abandonou... nunca mais ele correu a prova, pois abandonou a IRL logo depois, sem uma perspectiva de correr na extinta CART, onde estavam os melhores pilotos e equipes...
Johnny Herbert, fracassando em 2002 |
JOHNNY HERBERT - Depois de ter deixado a Fórmula 1 onde correu por muito tempo, o piloto inglês tentou uma vaga na Indy 500 de 2002, mas não conseguiu se classificar para a corrida daquele ano. Herbert era outro que tentou um lugar na CART, mas acabou indo para a IRL e a sua não classificação acabou encerrando de vez suas tentativas de correr na Fórmula Indy...
O japonês Takuma Sato no ano de sua estréia no famoso oval |
TAKUMA SATO - O "japonês voador", depois de muitos anos como protegido da Honda na Fórmula 1, aceitou um convite da equipe Lotus KV na Indy unificada em 2010... Sato estreou no famoso oval naquele ano com um acidente, mas seu melhor momento foi em 2012, onde chegou a brigar pela vitória até a última volta, mas acabou batendo e abandonando, perdendo uma oportunidade de escrever seu nome na galeria dos vencedores da prova...
Uma rara aparição de Scott Speed em ação no circuito oval em 2011 |
SCOTT SPEED - Com passagens pela Toro Rosso em 2006 e 2007, o piloto norte-americano tentou se classificar para as 500 milhas de 2011, mas antes do Pole Day acabou brigando e discutindo feio com os integrantes da equipe Dragon, acusando-os de dar um carro melhor para o seu companheiro de equipe... Speed acabou sendo demitido e virou "persona non grata" dentro da Fórmula indy...
O brasileiro Rubens Barrichello em ação durante a Indy 500 de 2012 |
RUBENS BARRICHELLO - Depois de dezenove temporadas na Fórmula 1 e dois vice-campeonatos, influenciado por Tony Kanaan, o piloto brasileiro aceitou correr a Fórmula Indy em 2012... Kanaan foi convencendo-o aos poucos a disputar a Indy 500 e ele resolveu aceitar... na prova, Barrichello largou em décimo primeiro e terminou a corrida na mesma posição... foi a sua única participação na prova...
Jean Alesi se arrastando nos treinos da Indy 500 de 2012 |
JEAN ALESI - Outro ex-veterano da Fórmula 1, Alesi aceitou disputar a prova guiando um carro com motor Lotus... mas com o fiasco da marca na prova em 2012, o piloto ítalo-francês acabou sem muito o que fazer, se divertindo bastante nos bastidores... ele largou em último e logo no comecinho tomou bandeira preta, sendo eliminado pela pouca velocidade dos motores Lotus... outro também que nunca mais voltou ao circuito oval...
Kurt Busch, ao ser anunciado para a Indy 500 de 2014 pela equipe Andretti |
KURT BUSCH - Esse não é da Fórmula 1, mas sim uma das estrelas da Nascar, mas que não sabia o que era guiar monoposto... Buschão aceitou o convite da equipe Andretti e disputou as 500 milhas de Indianápolis de 2014, terminando em sexto lugar, muito graças à sua experiência nos ovais da Nascar, o que o ajudou bastante... cumprida a experiência, Kurt Busch resolveu continuar nos carrões da Nascar, onde é a sua praia...
O atual campeão da Indy 500, Alexander Rossi |
ALEXANDER ROSSI - Esse jovem piloto tentou carreira na Europa e chegou a disputar algumas poucas corridas na Fórmula 1 pela pequena equipe Manor... resolveu tentar a Fórmula Indy pela equipe de Bryan Herta no ano passado e na sua primeira edição, acabou vencendo a Indy 500 centenária, numa das edições mais surpreendentes da história da corrida... este ano, o jovem Rossi vai tentar o bi-campeonato da prova...
Pois é... estes foram alguns e seus desempenhos... como podem ver, alguns foram bem, outros nem tanto... agora vamos ver como que vai ser a participação de Fernando Alonso nesta prova...
Nenhum comentário:
Postar um comentário