Bom, gente... confesso que esse assunto estava atravessado um pouco na minha garganta por causa de algumas declarações de gente que se diz dona da verdade e que por isto mesmo, eu resolvi escrever para falar de um piloto que competiu na mesma época que Michael Schumacher e que deu bastante trabalho para o alemão principalmente no finzinho dos anos 1990. Estou falando do finlandês Mika Hakkinen.
Os mais novos nem sabem de quem estou falando e por isto mesmo, eu vou relembrar: Mika Hakkinen foi um piloto que desbotou como uma grande promessa do automobilismo mundial em 1991 e aceitou correr pela já decadente equipe Lotus. Durante as duas primeiras temporadas, ele até que fez boas corridas, mesmo andando lá atrás com um equipamento defasado.
As suas atuações chamaram a atenção de Ron Dennis, que viu no jovem finlandês um talento a ser lapidado. Tanto é que o jovem Mika aceitou um contrato para ser piloto de testes da equipe McLaren em 1993, numa fase em que a equipe já não tinha mais os motores Honda que deram títulos à escuderia. Mika acabou ganhando a sua chance de correr para a McLaren no Grande Prêmio de Portugal daquele ano, e logo na primeira corrida, já conseguiu largar na frente de nada mais nada menos do que Ayrton Senna, que estava se despedindo da McLaren e de bagagem arrumada para a Williams Renault em 1994.
Senna foi embora da escuderia e a McLaren passou por momentos difíceis, sem ganhar corridas. Mas Mika Hakkinen acabou ficando e viu-se num grande desafio que era fazer a McLaren, primeiro com motores Peugeot e depois com motores Mercedes Benz a reencontrar o caminho das vitórias. Não foi fácil. Afinal, os críticos não valorizavam o piloto que corria para a escuderia e muitas vezes o classificava com um piloto que tinha talento para destruir carros de corridas. Ele chegou inclusive a ser chamado de "finlandês batedor" por se envolver excessivamente em acidentes e a McLaren até tentou buscar outros pilotos como Nigel Mansell e David Coulthard, pois não confiavam muito em Mika.
Pois bem... lembro que Michael Schumacher no final de 1995 acabou saindo da Benetton e aceitando uma oferta técnica e financeiramente vantajosa da Ferrari. E Mika Hakkinen acabou ficando na McLaren Mercedes. A grande expectativa dos fãs da Fórmula 1 era ver Michael Schumacher trabalhando para fazer novamente a Ferrari campeã, mas de uma certa forma, ignoraram Mika Hakkinen, que quietinho, trouxe a responsabilidade para si e foi trabalhando para que a McLaren reconquistasse as vitórias na Fórmula 1.
O esforço finalmente foi recompensado em 1998 e depois de muito esforço e alguns tropeços, o finlandês acabou faturando o caneco por duas vezes seguidas (1998 e 1999) e em ambas derrotando a Ferrari e fazendo a angústia da equipe de Maranello aumentar na ocasião. Mika, logo depois destes dois títulos, acabou logo depois se aposentando no final de 2001.
Mas o que eu noto é que Mika Hakkinen, mesmo com essas duas conquistas, não é considerado como um campeão de talento puro, segundo a mídia sensacionalista e os brasileiros de plantão... eles preferem enaltecer o grande trabalho de Michael Schumacher com a Ferrari, mas em nenhum momento citam o Mika Hakkinen e o que ele fez para que a McLaren reencontrasse o caminho das vitórias depois da era Senna. Por isso mesmo, acham que Mika Hakkinen só foi campeão por ter tido um carro perfeito em mãos, mas os títulos de Michael Schumacher ostentando excelentes máquinas eles atribuem ao talento do alemão.
E outra coisa que bateu uma raiva com relação ao Mika Hakkinen: ele foi o primeiro campeão pela escuderia depois do Ayrton Senna. E muitos não engolem isto. Porque falar de McLaren, os saudosistas lembram do Ayrton, e vice-versa, não admitindo que outro piloto colha os frutos com a equipe. Diferentemente da Brabham de Nelson Piquet que até hoje tem legião de fãs por causa de Piquet pelo fato da equipe nunca mais ter sido campeã com outro piloto, na McLaren tivemos outros campeões pela escuderia. E isto desperta um pouco de inveja e revolta principalmente dos fãs brasileiros. Talvez porque se Senna tivesse sobrevivido ao acidente de Ímola 1994, os brasileiros estavam sonhando com a intenção de Mika Hakkinen simplesmente somente acertar a McLaren Mercedes e assim que ela estivesse competitiva, o Ayrton Senna resolvesse, num lance de marketing, voltar à McLaren para novamente ser campeão por lá. Quem é que sabe???
Mika não era um piloto polêmico, como muitos pilotos eram. O jovem finlandês não se preocupava em arrumar inimigos. Sempre cuca fresca, na dele, Mika Hakkinen era uma espécie de "Scott Dixon da Fórmula 1" no trato com os seus colegas de pistas. E pensar que teve piloto que achava que quanto mais inimigos ele tivesse na sua carreira, era melhor para o ego dele. E também tem outro ponto crucial sobre Mika Hakkinen: ao contrário de Ayrton Senna, o finlandês era um verdadeiro desastre na chuva, sempre cometendo erros e abandonando corridas nestas condições. Os fãs da McLaren não perdoavam Mika Hakkinen por causa das lembranças das melhores corridas que Ayrton Senna fez com o carro da McLaren debaixo de chuva.
Por tudo isto, eu acredito sim que o Mika Hakkinen fez sim por merecer seus títulos porque ele arregaçou as mangas e trabalhou pesado para conseguir novamente fazer a McLaren campeã. E os títulos foram a recompensa pelo seu trabalho duro e extenuante. Mas infelizmente muita gente acha que ser campeão e ser reconhecido é somente pegar um carro pronto e ganhar as corridas, sem fazer esforço. Seja como for, Mika Hakkinen merece sim estar no meio da galeria dos grandes campeões pelo que ele fez pela McLaren e pela Fórmula 1.
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