terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Adrian Fernandez, um injustiçado


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Bom, gente. Agora que o assunto esfriou, tava aqui olhando as notícias sobre Silly Seasons da vida e uma que eu vi é sobre este piloto que eu vou comentar com algumas linhas sobre sua trajetória: o mexicano Adrian Fernandez.

Para os mais novos que não viveram os tempos áureos da extinta CART/Champ Car, Adrian Fernandez era uma promessa do automobilismo mexicano que começou na antiga Fórmula Indy (antes da cisão CART x IRL) em 1993 guiando pela equipe Galles. A partir daí, a marca dele era o carro verde e vermelho com os patrocínios da cerveja Tecate e da Quaker State. O piloto passou ainda pelas equipes Tasman e Patrick (nela chegou a disputar, e perder o título de 2000 para Gil de Ferran), antes de em 2001 montar a sua própria equipe na CART. Ainda passou por experiência na IRL com uma equipe conjunta com Aguri Suzuki (a Super Aguri Fernandez). Mas foi um episódio singular que o marcou para sempre para os fãs da categoria.

O ano era 2004. A incerteza sobre o destino da CART pairava nos ares e as equipes estavam em dúvida sobre se ficam ou se cuidam de suas vidas. Uma semana antes da CART ser vendida para o grupo Open Wheel Racing Series (que evitou que a CART parasse em mãos do Tony George), causa uma surpresa na etapa de Phoenix da IRL a presença de Adrian Fernandez. Ele alinha um Panoz Honda no grid e resolve seguir seu caminho.

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Não sabia ele alí que acabou de ser marcado. Ganhou a pecha de traidor da categoria simplesmente porque saiu da CART e foi para IRL. Depois disto, a carreira dele declinou nos monospostos. Ele chegou a disputar o título de 2004 da IRL, mas no ano seguinte, perde todos os patrocínios mexicanos. Resolve em 2005 se concentrar apenas na Indy 500 com parceria com a extinta Mo Nunn. A equipe fica na IRL até 2007 depois se muda para Grand Am e ALMS, mas fecha logo depois. E eu fico aqui pensando:

Teve muita gente mais fervorosa (principalmente as viúvas da Champ Car), que torceram exaustivamente para o pior de Adrian. Muitos não engoliram essa do Adrian, falando que ele fez um “Contrato de Judas” com as categorias. E eu pergunto: se muita gente acabou indo da CART para a IRL (equipes Andretti, Penske e Ganassi) nessa mesma época, porque só o Adrian Fernandez foi taxado de traidor por esses fãs??? Mas o que eles queriam??? Que seus ídolos fossem eternos nessas categorias??? E por que o Adrian teria que ser fiel a uma categoria se ela não estava com certeza de ser realizada???

Para mim, ele apenas tomou um rumo na carreira dele. Se tomou a decisão correta na época ou não, cabe a ele apenas o ônus e bônus desta decisão... muitas equipes e pilotos faliram e surgiram depois desta.

O ciclo das equipes muda conforme os acontecimentos. Hoje os fãs mais fervorosos preferem vibrar por uma Forsythe da vida e alimentar as esperanças de um dia ela ir para a Indy, mesmo sabendo que ela não volta, mas não aceita equipes oriundas da IRL nem também simpatizam por quem foi para o outro lado. Muita gente deixou a CART na época para ir para a IRL, mas somente o Adrian Fernandez foi taxado de traidor. Este daí acabou pagando o pato por sua decisão...

Pobre Adrian... e pensar que hoje ele é o empresário do Sérgio Pérez, piloto da McLaren... como o mundo dá voltas hoje em dia... e se ele tivesse se mantido fiel à CART/Champ Car, como os torcedores queriam, estaria hoje na posição em que ele está??? Há males que vieram para bem, e hoje o ex-piloto mexicano está muito bem, fazendo aquilo que faz, e esquecendo o que aconteceu com ele nos anos anteriores. E o automobilismo mantém o seu ciclo. Heróis e vilões sendo fabricados aos montes e Adrian Fernandez, hoje um empresário de pilotos, já teve seu dia de Fernando Alonso e outros odiáveis da vida. Como o mundo dá voltas...



quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O que vem de boataria para se confirmar

Bom, gente... começo de temporada, esta de 2013 promete ser a última com os motores aspirados, prova disto é que em 2014, todos os carros terão motores Turbo, voltando aos tempos da Década de 1980, onde esse tipo de motor dominou as temporadas até ser abolido no final de 1988.

Vendo as Silly Season em sites especializados, mostram as movimentações de bastidores. Alguns boatos já começaram a ganhar forma, como a visita de Christian Horner e Adrian Newey à fábrica da Ferrari.

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Esse boato especulou uma possível ida dos dois para a equipe, com a justificativa de que “um não assina coisas sem a presença do outro”. Mas eu penso também em outra coisa que posso até falar, mas eu falarei em outra oportunidade. Essa visita também pode ser de alimentar boatos sobre uma possível troca de motor da Red Bull. Atualmente, eles correm com os propulsores da Renault (rebatizados de Infiniti). E essa ligação com a Renault pode ser desfeita se a equipe realmente assinar um acordo com a Ferrari para fornecimento dos novos turbos, a partir de 2014.

Falando em Renault, nota-se também as dificuldades financeiras da montadora. A fábrica tinha uma equipe que em 2011 foi rebatizada de Lotus (uma forma de voltar as origens a antiga equipe de Colin Chapman), com motores Renault e pintura preta e dourada, saudosismo puro. Com as dificuldades frequentes, pensei aqui numa possibilidade da Renault estar se retirando da categoria no final deste ano. E outra linha de raciocínio chegou aqui na minha mente.

Esta linha se refere à Williams. Toto Wolff, um dos sócios da equipe, acertou ser chefe da equipe Mercedes, num lance que beira o questionamento da ética de ser sócio de uma equipe e trabalhar em outra. Mas não seria uma brecha, depois pensei aqui, para que a Williams tivesse o fornecimento dos motores Mercedes em 2014???? Nota-se também que há muito tempo especula-se uma fechada da equipe Mercedes (que promete sempre mas no final definha) em questão de tempo, deixando a marca apenas para fornecer motores. Atualmente McLaren, Mercedes e Force Índia possuem estas unidades.

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Force Índia está também envolvida em crise financeira, mas outra equipe que pode fechar as portas é a Marussia. Única equipe com motores Cosworth, ela praticamente ganhou o posto de pior equipe da Fórmula 1 depois que a HRT fechou as portas. E com os motores Cosworth, tem tudo para ficar isolada no fundo do grid. Pra piorar, a equipe dispensou Timo Glock. A tendência não declarada mas óbvia é conseguir um piloto pagante. Quanto à questão de motores, se a equipe conseguir sobreviver, poderá ela em 2014 ter motores Mercedes, graças ao acordo de cooperação de tecnologias com a McLaren. É esperar e ver...

E enquanto isso, 11 equipes agora alinharão no grid, mas pelo menos uma ou duas correm o risco de não estarem no grid no começo da temporada. Alheios a tudo isso, a temporada 2013 promete ser uma temporada de transição, onde as equipes aguardarão e tirarão o seu melhor em 2014. Por enquanto, esconde-se o jogo, mas com a boataria, nunca se sabe o que pode acontecer.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Minhas previsões para o automobilismo em 2013

 

Bom, gente. O ano está terminando e agora é hora da já tradicional vidência de previsões para as pistas. Então, vamos lá...

FÓRMULA 1

Depois de uma temporada emocionante como 2012, o ano que vem não reserva a mesma competitividade demonstrada este ano. A disputa se restringirá a 3 ou 4 times. Red Bull e Ferrari continuarão nas cabeças. A McLaren continuará competitiva, mas cairá um pouco devido à fragilidade da nova dupla de pilotos. Lotus ou Mercedes podem incomodar em alguns GPs. As outras, brigarão do meio do pelotão para trás.

Pilotos:

 
SEBASTIAN VETTEL – As cartas boas foram puxadas quase que ao mesmo tempo. 2013 é o ano do tetra de Vettel, e arrisco mais. Vai ser com 2 corridas ou mais de antecedência.

MARK WEBBER – Último ano dele na categoria. Ganhará um GP no máximo, e isso depois de o título mundial for definido a favor de Vettel. Vai ser uma corrida que Vettel vai entregar a ponta para Webber passar, como retribuição pelos préstimos de anos anteriores.

FERNANDO ALONSO – Consolidará-se mais forte ainda na Ferrari, ganhando 3 ou 4 GPs no ano, mas terá alguns azares que atrapalharão ele na disputa de título. Será um ano onde ele vai precisar reavaliar muita coisa.

FELIPE MASSA – Último ano dele na Ferrari. O desempenho piorará ainda mais e cansada, a cúpula de Maranello o mandará embora e contratará um desses três pilotos: Nico Rosberg, Kimi Raikonnen ou Daniel Ricciardo.

JENSON BUTTON – Não terá uma temporada tão boa assim com relação aos anos anteriores, quando chegou a incomodar Lewis Hamilton. Terá queda de produção e os críticos questionarão sua capacidade técnica.

SÉRGIO PÉREZ – Debutante numa equipe de ponta, vai sofrer muita pressão com relação a resultados. Pode ser que até corra o risco de ser dispensado ao final do ano se a equipe não tiver paciência com ele.

KIMI RAIKONNEN – Estará numa posição desconfortável dentro da Lotus. O desempenho dele para 2013 não será tão bom quanto foi 2012, mesmo assim poderá ganhar uma posição de destaque numa equipe melhor.

 
 
LEWIS HAMILTON – Ano de trabalho, muito trabalho mesmo. A Mercedes vai passar por uma reestruturação e isso afetará o ano dele. Com muita sorte, ganhará uma ou duas corridas.

NICO ROSBERG – Finalmente, terá um companheiro de equipe que incomodará, mesmo com a reestruturação na Mercedes. Poderá deixar a equipe ao final de 2013.

EQUIPE SAUBER – Não repetirá o bom ano que teve em 2012. Muitos problemas com a confiabilidade dos carros. Nico Hulkenberg fará algumas boas corridas. Já Esteban Gutierrez, o ano será de adaptação.

EQUIPE WILLIAMS - Continuará na sua crise financeira. Valteri Bottas não conseguirá produzir muito bem, mas fica na equipe graças ao empresário. Pastor Maldonado, bem que não queria, mas acabará deixando a Williams. A PDVSA pagará multa rescisória para que ele seja liberado da equipe, indo para Mercedes ou Lotus.

EQUIPE FORCE ÍNDIA – Finalmente será vendida e mais uma vez mudará de nome, mas melhor estruturada do que foi nas vezes anteriores.

EQUIPE TORO ROSSO – Satélite da Red Bull, promoverá Daniel Ricciardo para o time principal em 2014. Jean-Éric Vergne continuará mais um ano na escuderia.

MARUSSIA E CATERHAM – Ainda continuarão no fundo do grid, mas com melhorias significativas. Poderão uma das duas finalmente marcar seus primeiros pontos. A Marussia vai deixar os motores Cosworth e conseguirá os Mercedes.

BERNIE ECCLESTONE – Com problemas de saúde graves, ele poderá pedir afastamento de suas atividades. Ainda não foi definido sucessor.

FLÁVIO BRIATORE – Volta de suspensão este ano que entra. Ele já tem um novo emprego que só será divulgado em 2014.

BRASILEIROS NA FÓRMULA 1 – Alguns nomes podem ser pensados, mas nada de títulos para o Brasil nos próximos anos. Fruto da decadência do automobilismo brasileiro que assolou nesses últimos anos.

MULHERES NA FÓRMULA 1 – Ainda meio que andando a passos de tartaruga esse assunto, mas os bastidores já se preparam para isso acontecer nas pistas num futuro próximo. Três candidatas em potencial: Susie Wolff, Natacha Gachnang e Vicky Piria. Uma dessas três poderá estar num cockpit de um carro da categoria máxima do automobilismo.

 

FÓRMULA INDY

O automobilismo americano de monopostos está passando por uma crise brava nas categorias de base, mas na Indy, dá-se uma falsa impressão de calmaria e de coisas que serão reestruturadas. Nos bastidores, Tony George quer voltar, mas não será neste ano ainda. Tem muita coisa negativa com relação ao nome dele para se aparar. Então vamos ver alguns cenários:
 

EQUIPE ANDRETTI – Conseguiu ser campeã em 2012 com um piloto americano, o Ryan Hunter-Reay. Mas a equipe não conseguirá repetir o feito deste ano. Algumas equipes, inclusive as secundárias, virão com tudo em 2013. Poderá conseguir umas 2 ou 3 vitórias no ano.

EQUIPE GANASSI – O sinal de alerta foi ligado. Depois de uma temporada decepcionante como foi 2012, em 2013 eles buscarão vir mais fortes. A equipe se concentrará em apenas 3 carros, tendo Scott Dixon e Dario Franchitti revezando-se nas vitórias da equipe. Charlie Kimball andará bem, beliscando alguns pódios. Possibilidade da equipe trocar os Honda pelos Chevrolet, fortificando ainda mais a marca da gravatinha na Indy.

EQUIPE PENSKE – A equipe, visando concentrar forças, depois de 5 vices campeonatos consecutivos, terá apenas 2 carros: Will Power e Hélio Castroneves. Mesmo assim, há possibilidade de ter um terceiro carro nas 500 milhas de Indianápolis. E poderá ser esse terceiro carro guiado por Danica Patrick. Ela está articulando um retorno à Indy, mas poderá ter esses planos interrompidos por causa de uma gravidez indesejada. A Penske continuará firme e forte visando o título.
 

EQUIPE KV – Buscará lutar por vitórias, mas ainda assim continuarão os erros de estratégia que prejudicarão os seus pilotos. Possibilidade de brigar por vitória nas 500 milhas de Indianápolis.

EQUIPE DRAGON – O trabalho começará a render frutos. Katherine Legge, mais adaptada à Indy, andará melhor que em 2012. Sebastién Bourdais, se acertar temporada completa, incomodará muito.

OUTRAS EQUIPES – Andarão bem ou não dependendo do tipo de pista e também de acordo com os motores que tem. Panther, Rahal Lettermann Lanigan e Dale Coyne andarão bem.

Teremos também a possibilidade de uma equipe antiga do passado ressurgir na Indy este ano apenas nas 500 milhas de Indianápolis. Ela virá com 2 carros, e farão muito barulho na corrida.

BRASILEIROS NAS PISTAS – Hélio Castroneves poderá estar dizendo adeus à Indy. Em 2013, talvez até 2014 ele fique na equipe, mas continua brigando por vitórias. Tony Kanaan buscará como nunca a vitória na Indy 500, mas não será ainda desta vez que ele conseguirá isto. Ana Beatriz, só figuração na São Paulo Indy 300 e na Indy 500.
MOTORES – Ao contrário do que muitos pensam, a Indy vai virar monomarca em 2014. A Honda se retirará da categoria ao final de 2013 e não haverá outra montadora, devido à crise que assola o mundo. Com isso, maiores chances da categoria continuar a ser um domínio de Penske e Ganassi.
INDY LIGHTS – 2013 é o último ano da categoria. Sem renovação, com grids cada vez mais minguados, a categoria chegará à bancarrota, onde a última prova terá menos de 10 carros. Mas outras possibilidades para categorias de base estarão sendo estudadas. É aguardar e ver.
 

500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS

A edição de 2013 será muito turbulenta, com instabilidades no clima, podendo até correr ter risco de chuva, sendo interrompida nas últimas voltas. Mesmo assim, será uma edição que será inesquecível para quem for assistir.

O grid terá estourando os 33 carros, embora muita gente queira correr.  Na corrida, Penske e Ganassi se revezarão na ponta durante maior parte da prova, mas a vitória virá de uma forma surpreendente de um piloto que ninguém esperava muito na bolsa de apostas. Um piloto meio que ninguém botará muita fé incomodará os ponteiros e se lançará para o Sprint final da corrida.

 ENDURANCE

 
 
A Audi finalmente está perdendo as forças. A Toyota, devagar, está tomando conta do campeonato, com chances de crescer nas corridas de longa duração como Le Mans e Sebring. Mais uma marca pode estar vindo para o campeonato. E as 6 horas de Interlagos se transformarão em 12 horas de Interlagos, tendo uma organização melhor de bastidores, fazendo a corrida se tornar um sucesso.

CATEGORIAS BRASILEIRAS

Continuarão seguindo como dá as categorias de Turismo, mas as de monopostos serão definitivamente extintas ao final de 2014 no máximo. Stock Car estará numa fase de reestruturação, mas o Brasileiro de Marcas vai crescer. F-Truck continuará firme e forte, inclusive uma etapa fora do Brasil – Argentina está programada.

 

Bom, é isto. Quem quiser postar mais, à vontade.

Valeu!!!!!

 


sábado, 22 de setembro de 2012

2005 – O ano que (finalmente) terminou agora para mim






Bom, gente. Ultimamente tenho escrito sobre colunas de automobilismo, mas como para mim esse tema está muito pra baixo, sem motivação para escrever e falar sobre ele, achei mais pertinente falar sobre um assunto que mexeu com muitos na época que aconteceu. O famoso escândalo de arbitragem do Edilson Pereira de Carvalho, que deu uma reviravolta tremenda no Campeonato Brasileiro de 2005, vencido no final pelo Corinthians.
Particularmente, como corintiano, eu deveria vibrar e enaltecer essa conquista, afinal, era o quarto título nacional da equipe, no ano em que aconteceu a parceria do Corinthians com a MSI.

Todo mundo falava desta nefasta parceria, onde o fundo de investimento era presidido pelo iraniano Kia Joorabchian (ou Kia Jorabicha) e parceria fechada pelo então presidente Alberto Dualibi. Lembro que o Corinthians disputava pau a pau o campeonato contra Internacional e Fluminense até quando estourou a prisão do árbitro Edilson, com as acusações de manipulação e compra de resultados. Essa prisão ocorreu na véspera do jogo Flamengo x Corinthians, que ele iria apitar.



Prenderam o homem, mas o STJD (presidido na época pelo Luiz Zveiter), resolveu então anular todos os jogos apitados pelo Edilson e teve uma reviravolta no campeonato, onde principalmente o Corinthians, teve dois jogos anulados (Santos e São Paulo), onde perdemos e logo depois remarcados, acabamos ganhando 4 pontos nos jogos redisputados.

Na época, criou-se um escarcéu só porque o Corinthians acabou recuperando 4 pontos com esses jogos remarcados. E no fim, o Corinthians se sagrou campeão, com 3 pontos de vantagem para o Internacional, mas que se não tivessem remarcados os jogos, o Internacional teria terminado 1 ponto à frente do Corinthians.

Pois bem. Como diria o Muricy Ramalho, a “Bola Pune”, e o Corinthians acabou ganhando tipo uma punição nos dois anos seguintes: em 2006, o time foi eliminado da Libertadores pelo River Plate e ainda viu o Internacional, o maior rival e considerado o Super Herói do povo em 2005, se sagrar campeão da Libertadores e do Mundial de 2006. Ainda por cima, o Corinthians foi péssimo no Paulistão, a parceria com a MSI foi desfeita, o time rondou as páginas policiais e viu o imbróglio do caso Nilmar, onde o time foi obrigado a ceder o jogador para o Internacional e ainda a pagar para que Nilmar jogasse lá.

Por fim, a pá de cal na crise foi o rebaixamento em 2007, no jogo contra o Grêmio e paralelamente jogavam Goiás e Inter, onde o Corinthians necessitava que o Goiás não vencesse o Inter para permanecer na elite. Deu tudo errado, como disseram os gaúchos, o “Grêmio cava e o Inter enterra”. Todos os colorados torceram para o Inter entregar para o Goiás e foi o que aconteceu, no lance que tiveram que voltar três vezes o pênalti para o Goiás converter e empurrar o Timão para a Série B.



Todo mundo vibrou com a desgraceira corintiana na ocasião e ficaram desejando ainda o pior. Gargalharam quando a estátua de São Jorge se espatifou no chão. Mas depois veio o início da arrancada. O Corinthians, que muitos temiam um fracasso em 2008, teve a conquista da Série B com sobras naquele ano, como o início do resgate. E também no ano seguinte, a reestruturação dando frutos, com conquistas como o Paulista 2009, invicto, a Copa do Brasil de 2009 em cima do algoz Internacional como vingança de 2007, o Brasileirão de 2011 e agora, a tão sonhada Libertadores de 2012, invicto.

Como torcedor corintiano, na ocasião de 2005, agora posso emitir minha opinião: eu particularmente não gostei da remarcação e também do resultado final. Achei que deveriam sim ter mantido os resultados, independente da culpa do Edilson. Isso sem falar no jogo Corinthians x Internacional, que teve aquele pênalti polêmico não marcado. Talvez se tivesse mantido os resultados, quem garante que o Inter não tivesse ganho ou se tivesse conduzido de uma forma diferente o campeonato?



O Internacional ficou taxado como o Super Herói do povo, e o Muricy, como campeão moral daquele ano e alavancou a carreira dele para várias conquistas logo depois. Terminou 2005, ele comemorou o resultado da última rodada junto com os jogadores e uma revoltada torcida do Coritiba, sofrendo com o rebaixamento de seu time em 2005, atirando pedras e garrafas nos jogadores e comissão técnica do Inter. Quiseram se achar os últimos do deserto, acabaram recebendo desta forma a sua “conquista”.

Eu não gostei do resultado final, mesmo sendo corintiano, não gostei da forma como foi conduzido 2005. Ficou um anti-clímax, vontade de comemorar, mas não o fiz. Fiquei quieto, sem o que fazer, constrangido. Não comemorei 2005, porque se o Corinthians tivesse ganho o título com 5 pontos de vantagem, não haveria desculpa. Mas como foram só 3, ficou esse "SE" no título.

2005 não comemorei, mas depois as outras conquistas, sem essas marcas, eu festejei bastante, principalmente as últimas. 2011 sim foi um título de verdade, conquistado porque foi o melhor, sem mudança de jogos remarcados. E agora a Libertadores 2012, invicto, com 100% de aproveitamento em finais de Libertadores disputadas. E depois diziam que o Corinthians nunca seria o campeão.



Agora sim, sinto que 2005 terminou, e foi passado. O momento agora é de comemorar as conquistas mais recentes e se preparar para as futuras.

Valeu!!!!!



terça-feira, 20 de março de 2012

Como são os pilotos de cada signo - Uma análise da personalidade dos pilotos

Bom, gente. Tava aqui fuçando os google da vida e vendo as datas de pilotos da Fórmula 1 e Indy, pensei numa coisa: Tá certo que os homens odeiam astrologia, mas resolvi fazer esse exercício e comparar os signos com as personalidades dos pilotos atuais e antigos. Aí veio esse resultado, que vou compartilhar com vocês. Boa leitura.











ÁRIES - São pilotos velozes, leais, determinados, buscam sempre seus objetivos, mas também são muito encrenqueiros. Gostam de arrumar confusão, batem boca com todo mundo e adora dar espetáculo, seja na pista com suas manobras, ou fora dela, com pítis de estrelismo. São marqueteiros de primeira e sempre buscam um lugar cativo como primeiro piloto, nem que para isso tenha que arrumar inimizades, mas quando perdem a motivação ou as circunstâncias não correspondem como eles queriam, acabam se sujeitando a qualquer coisa pra permanecer na mídia. Exemplos de pilotos deste signo: Danica Patrick, Romain Grosjean, Ayrton Senna, Jacques Villeneuve, Élio de Ângelis, Riccardo Patrese, David Coulthard, Paul di Resta, Carlos Reutemann, Jaime Alguersuari.

TOURO - Pilotos esforçados, trabalhadores, porém muito limitados tecnicamente. Quando ganham o status de primeiro piloto, buscam corresponder. Mas se entra um piloto que de cara já toma banca, os pilotos deste signo acabam se recolhendo para um lugar de coadjuvantes e por muitas vezes, acabam aguentando calados, correndo o risco de serem fritados pela equipe até acabar perdendo o seu lugar. Não é à tôa que Touro não tem nenhum título na Fórmula 1 até hoje. Pilotos: Felipe Massa, Nick Heidfeld, Heinz-Harald Frentzen, Jean-Eric Vergne, Dario Franchitti, Hélio Castroneves.

GÊMEOS - São pilotos carismáticos, não necessariamente por serem rápidos, mas também são duas-caras, manipuladores e se fazem de desentendidos ou vítimas para justificar uma manobra mal feita. Falam muito (by Tite) e mostram poucos resultados. Geminianos tem talento para destruirem carros de Fórmula 1 de várias formas em acidentes de várias proporções que acabam sendo motivo de piada dos torcedores e de fúria dos chefes de equipe. Pilotos: Andrea de Césaris, Martin Brundle, Jean Alesi, Rubens Barrichello, Gianmaria Bruni, Sarah Kavanagh.

CÂNCER - Muito frescalhão e sentimental, mas também traiçoeiros e manipuladores. Muitas vezes demonstram ter sua sexualidade questionada pelos fãs e quando conseguem a primeira vitória, o primeiro título ou fazem uma besteira qualquer, se derretem e choram com bichisse aguda. Mesmo assim, são bem requisitados na Fórmula 1. Sempre tem um empresário poderoso, um patrocinador forte ou um Programa de Novos Talentos ao seu dispor. Pilotos: Sebastian Vettel, Nico Rosberg, Daniel Ricciardo, Ralf Schumacher, Sam Hornish Jr, Dan Wheldon, Katherine Legge, Jarno Trulli, Johnny Herbert, Alexander Yoong, Giovana Amati.



LEÃO - Pilotos alegres e sarristas, mas também antipáticos e reclamões. Reclamam de tudo quando está tudo errado e adora colecionar desafetos, principalmente colegas de profissão e imprensa. Fazem pose e comemoram muito suas vitórias. São pilotos que normalmente dão espetáculo nas pistas. Preferem arriscar uma vitória a administrar zona de pontos. Aliás, regularidade não é o ponto forte de leoninos por causa de sua impaciência. Por causa da mania de dizer na cara o que pensa, vive numa relação de amor e ódio entre os torcedores. Pilotos: Nelson Piquet, Nigel Mansell, Nelsinho Piquet, Fernando Alonso, Nico Hulkenberg, Allen Berg, Vittantonio Liuzzi, Scott Dixon.

VIRGEM - Pilotos que não são muito brilhantes mas também muito longe de serem considerados fracos. Estão no meio termo. Muito discretos e por vezes falíveis, precisam de estar pilotando ótimos carros para conseguirem bons resultados. No pódio, comemoração discreta às vezes misturada com uma falsa empolgação. Costumam ser pilotos tipo "Bon Vivant", ou seja, não tão nem aí pra paçoca da Fórmula 1. Se ganhar, tá bom, se não ganhar, tá bom do mesmo jeito. Pilotos: James Hunt, Clay Reggazzoni, Damon Hill, Mark Webber, Olivier Panis, Cristiano da Matta, Juan Pablo Montoya, Vitaly Petrov, Tomas Scheckter, Kamui Kobayashi, Simona de Silvestro.

LIBRA - São da classe de pilotos calmos e tranquilos (mas experimenta tirar um destes do sério pra você ver). Tentam procurar entender a Fórmula 1 e não costumam fazer política. Se estiverem bem dentro de uma equipe, tá ótimo pra eles. Tem estabilidade dentro das equipes onde passa. Costumam levar sufoco de companheiros de equipe em algumas situações. Precisam estar motivados para ganhar corridas. Pilotos: Mika Hakkinen, Kimi Raikonnen, Heikki Kovallainen, Robert Doornbos, Bruno Senna, Michael Andretti, Al Unser Jr.

ESCORPIÃO - São pilotos vingativos e manipuladores, que costumam trabalhar por trás dos bastidores para puxar o tapete de seu companheiro de equipe. Quando segundo pilotos, ficam só aguardando o momento para dar o bote. Quando primeiro piloto, manipula a equipe para trabalhar sempre a seu favor, mesmo que isto custe ferrar o seu companheiro de equipe. Costumam ficar esquecidos da mídia depois que se aposentam. Pilotos: Alan Jones, Eddie Irvine, Alex Zanardi, Gil de Ferran, Vicky Piria, Natacha Gachnang, Sebastién Buemi.



SAGITÁRIO - Estes são pilotos que aparentam ser boa praça e prestativos, sempre trabalhando para o bem da equipe e costumam tratar bem seus companheiros de equipe, desde que não se sinta incomodado por um deles. São pilotos sossegados e muitas vezes brincalhões, que não escondem o que pensam e toda a equipe gostaria de tê-lo pilotando um de seus carros. São sempre admirados por alguma coisa ou outra que faça dentro da categoria. Pilotos: Emerson Fittipaldi, Robert Kubica, Keke Rosberg, Ryan Hunter-Reay, Paul Tracy, James Hinchicliffe.

CAPRICÓRNIO - São pilotos que buscam um lugar cativo na Fórmula 1 de qualquer jeito, por isso revelam-se grandes manipuladores. Quando estão numa boa equipe, se motivam para vencer as corridas fácil. Caso contrário, tentam fazer seu marketing para pular para uma equipe melhor. Muitas vezes apelam na hora de dividir uma curva ou de interpretar regras. Tem tendências depressivas e um falso bom mocismo que incomoda a muitos. Modéstia e humildade nunca foi o forte de pilotos deste signo. Suas declarações parecem soar como piada para quem ouve, mesmo ele falando sério. Pilotos: Gilles Villeneuve, Michael Schumacher, Lewis Hamilton, Jenson Button, Narain Karthikeyan, Kazuki Nakajima, Christian Fittipaldi, Tony Kanaan, Bobby e Graham Rahal, Maria de Villota, Adrian Sutil, Giancarlo Fisichella.

AQUÁRIO - São pilotos gozadores e sarristas. Eles não se incomodam de dividir uma equipe com um piloto mais tarimbado, por isso às vezes acaba levando côro do companheiro de equipe e frequentemente estão em festas. Namoram as mulheres mais bonitas ou quando são pilotos mulheres, gostam de tirar fotos com o dono da equipe. Também detestam ordens, mas as cumpre contrariado. Costumam substituir pilotos titulares numa eventualidade. Sempre estão defendendo uma causa nobre na mídia. Pilotos: Graham Hill, Takuma Sato, Luca Badoer, Charles Pic, Ronnie Peterson, Sérgio Pérez, Scott Speed.

PEIXES - São pilotos que fazem muita política dentro da Fórmula 1. Manipuladores da mídia e da imprensa, colecionam fácil vários desafetos e trabalham por trás dos panos. São facilmente odiados até mesmo por fãs de seu país, mas não deixam de ser rápidos. Por causa da mania de fazer política, conseguem se entender com chefes de equipes linha dura ou que buscam resultados a qualquer preço e por isto, ganham estabilidade nas equipes onde passam, só saindo de lá se pintar um companheiro de equipe mais rápido que ele. Pilotos: Jim Clark, Niki Lauda, Alain Prost, Timo Glock, Mario e Marco Andretti, Will Power, Ana Beatriz, Pastor Maldonado, Sebastién Bourdais, Pedro de la Rosa.

domingo, 18 de março de 2012

A Fórmula Indy e as viúvas da Champ Car

Bom, gente. A temporada da Fórmula Indy está para começar, e a expectativa é que venhamos a ter uma nova e emocionante temporada. Pelo menos é o que queremos. Afinal, carros novos, algumas estréias de pilotos e tudo o mais. Mas eu vejo, através dos longos fóruns de debate, que nada disso para um seleto grupo, é motivo de celebração ou perspectiva de melhorias na principal categoria norte americana de monopostos. Para alguns, sempre há uma coisa ou outra que é criticada por não concordar com uma visão que eles tinham antes da categoria. Estou necessariamente falando de um grupo chamado de "Viúvas da Champ Car". Os motivos vou explicando logo abaixo:



Para quem cirtia a Indy um pouco antes dela se rachar ao meio em 1996, ano da cisão, a categoria era uma ótima opção de competitividade, estratégia e boas corridas. Ídolos criados como Emerson Fittipaldi, Bobby Rahal, Rick Mears, Al Unser Jr, Danny Sullivan, Roberto Guerrero, Michael e Mario Andretti, entre outros, eram motivos de boas disputas por posições. Veio a internacionalização e com ela, muita gente se incomodou com o excesso de estrangeiros que estavam invadindo a categoria.

Por causa deste argumento, Tony George acabou rompendo-se com a CART (entidade que controlava a Indy na época) e criou seu próprio campeonato, denominado IRL (Indy Racing League). Então tivemos a partir de 1996, dois campeonatos. A CART (que perdeu o nome da Indy para a categoria rival e passou a se denominar Fórmula Mundial no Brasil) tinham os melhores pilotos e as melhores pistas. A IRL passou a correr em circuitos ovais, apoiado com as 500 milhas de Indianápolis, que privilegiou os pilotos da casa desde então. Os nomes na IRL foram substituídos por pilotos como Tony Stewart, Greg Ray, Arie Luyendyk, Kenny Brack, Marco Greco, entre outros, enquanto que na CART, as estrelas eram o Alex Zanardi, o Greg Moore, Paul Tracy, Mark Blundell, Jimmy Vasser, Juan Pablo Montoya e uma leva de brasileiros como Gil de Ferran, André Ribeiro, Maurício Gugelmin, Christian Fittipaldi e Roberto Moreno, entre outros.

Pois bem. O nível das duas categorias era uma coisa que beirava o disparate entre ambas. Segundo os especialistas, não tinha nem como comparar ambas as categorias. Afinal, a CART tinha as melhores pistas como Elkhart Lake, Cleveland, Portland, Laguna Seca, entre outras, e a IRL só queria era saber de correr em oval, sequer tendo curvas à direita nos seus circuitos. Ainda assim, eu acreditava que um dia poderíamos ter um acordo e ambas as categorias voltarem a se fundir. Como??? Simples: nos esportes americanos como NBA (basquete) e NFL (futebol americano), também tiveram rachas históricos e eles depois de um tempo resolveram se juntar novamente.



Eu pensei que essa fusão pudesse já acontecer em 2000, quando a equipe Chip Ganassi (tetracampeã da CART) começou a frequentar também a IRL com o objetivo de disputar a Indy 500, e lá foi ela com o Juan Pablo Montoya, num típico passeio de Domingo no Parque, arrebatar a corrida. Em 2001, o golpe foi pior: os seis primeiros colocados foram preenchidos por pilotos da CART. Tal disparate fez questionar de vez o nível da IRL e para muitos, a categoria de Tony George mostrou-se inferior à CART.

Isso tudo só aumentou depois que aconteceu o que dizemos de "o grande erro" da administração da CART. Em 2001, a categoria marcou uma corrida no oval do Texas. Mas devido à problemas de downforce e indisposição de pilotos, aliado à enormes velocidades que os carros atingiam, verificou-se depois de um teste classificatório que a pista não tinha condições de ser realizada. Foi o início do processo de bancarrota da CART.

Várias equipes e pilotos se mudaram para a IRL, como as poderosas Penske, Ganassi e Andretti, a CART passou a decair e minguar o grid cada vez mais. Pistas tradicionais foram deixadas de lado para o lugar de circuitos de rua, que chamam mais público, mas em compensação, as disputas viram verdadeiras procissões de um carro atrás do outro, sem poder ultrapassar ninguém. O nível dos pilotos também decaiu e muito. Os melhores foram indo para a IRL e a CART (que depois passaria a se chamar Champ Car), tentou criar novos ídolos, em vão. A essência que era as estratégias e diversidade nas fornecedoras de chassis e motores também foram deixadas de lado, ou seja, segundo um jornalista, a Fórmula Mundial deixou de ser um produto nota 8 para virar um produto nota 2. No fim, a Champ Car acabou morrendo em 2008, incorporada por Tony George e a sua IRL.



Bom, agora é aí que entra as viúvas. Reparei que durante este tempo, o extremismo entre ambas as categorias chegou num auge que esses fãs da Champ Car, mesmo com a categoria em declínio, para eles, era a melhor categoria do mundo. A Champ Car tentou de várias formas ou outras, tentar salvar a categoria, mas algumas decisões foram consideradas erradas. Tirar os circuitos tradicionais e colocar os circuitos de rua "Mickey Mouse" foi uma delas. Depois, foi tirar os circuitos ovais, porque eles lembravam a IRL. O novo carro Panoz DP1 foi aguardado com muita expectativa, mas revelou-se ser um carro inapropriado para circuitos ovais e daí que era pra ser usado para várias temporadas e foi apenas na temporada de 2007. Tentaram adotar a largada estática também como na Fórmula 1, e até uma mulher entrou na categoria, a inglesa Katherine Legge, que era para rivalizar contra a estrela da IRL, a americana Danica Patrick, mas ela sucumbiu face à enorme potência dos carros da Champ Car, mais difíceis de se dirigir que os da IRL, e também ao marketing pró-Danica.

Quando a Champ Car decretou sua falência e houve a incorporação da categoria pela IRL, houve uma chiadeira e protestos geral. Afinal, esses torcedores passaram a se denominar as viúvas como citei. Eles queriam ver a IRL sendo incorporada pela Champ Car, quando o que aconteceu foi o contrário. Tudo o que a Champ Car construiu, a IRL passou a descartar com o tempo. As pistas como Portland, Elkhart Lake, Laguna Seca, Cleveland, entre outras, usadas pela CART, os fãs querem que elas venham para o calendário atual da nova Indy. Também eles encontram resistência ao novo Dallara da Indy, porque muitos preferiam o Panoz DP01 de 2007, com motor turbo, e era uma afronta a Indy correr com um Dallara usado desde 2003. Os novos ídolos da atual Indy também viraram alvo da fúria desses torcedores. Acostumados com os pilotos citados no início da coluna, os pilotos atuais como Dario Franchitti, Scott Dixon, Will Power, JR Hildebrand, Simon Pagenaud, entre outros, eram sempre comparados aos ídolos do passado, e segundo eles, não tinham carisma nem simpatia desses torcedores. Fora o que muitos pilotos e equipes sofreram na mão desses radicais quando deixaram a CART e foram para IRL ou Nascar da vida.

Hoje lamenta-se o fim de uma equipe como a Newmann Haas, bastante competitiva nos tempos áureos da CART, mas ao mesmo tempo aplaudem e vibraram quando uma Vision ou uma Dragon que eram equipes da IRL. A mesma coisa são os pilotos. Quem foi fiel à Champ Car até o fim como Paul Tracy e Simon Pagenaud tem que ter lugar cativo na Indy. Quem era originário da IRL, é sempre ruim e tá tomando o lugar de vários que poderiam andar bem, como se a Indy atual tivesse obrigação de dar um lugar decente na Indy pra quem é preferido por essa turma.

Hoje, vejo que no momento, é hora de apoiar o caminho que a Indy está tomando, e não criticar por causa de um certo saudosismo que tem que acontecer. Claro que coisa boa tem que se lembrar, mas como ouvi em um fórum, viuvice tem limites, e o momento é torcer para que a nova Indy venha a ser competitiva e resgate um pouco do que ela representou ao longo desses anos. É esperar e ver.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Minhas Previsões para o automobilismo em 2012




Bom, gente. Mais um ano começa e agora vem como todo o ano aqueles espertinhos que dizem que lêem o futuro da gente. Bom, como gosto de corridas, aqui vou puxar as minhas cartas e fazer essa brincadeira com as previsões nas pistas. O que vai rolar para 2012??? Então, bora lá:

FÓRMULA 1

Logo de cara, já puxei a carta que vai confirmar a continuação da Dinastia Vettel. O piloto alemão, o mais jovem a faturar o bi, as cartas boas já foram puxadas ao mesmo tempo, o que indica o tri dele. Mas, não vai ser fácil: a Ferrari vai vir mais forte, principalmente com Fernando Alonso, que vai chegar muito perto, mas não será desta vez que Vettel terá sua hegemonia interrompida. Arrisco a dizer que a liderança vai oscilar entre esses dois, ambos revezando-se na maioria das vitórias. Mas Vettel leva de novo.

Para a Red Bull, é hora de acionar o sinal amarelo de atenção. O carro vai ser bom, mas não tanto quanto foi o modelo de 2011. A explicação é simples: Ferrari e McLaren vão correr atrás e a Red Bull vai ficar um pouco acomodada. Acredito que a partir da sétima corrida até a décima quinta, a equipe austríaca vai sentir a pressão e cometer erros bobos. Mas no finasl, mais atenta, ela leva tanto de pilotos quanto de construtores.

Este ano de 2012 vai ser o último de Sebastian Vettel na Red Bull. O piloto alemão vai receber uma mega ultra proposta milionária para mudar de time. Esta equipe estaria propensa a se tornar de ponta nos próximos dois ou três anos e a contratação de Vettel deve valer o investimento.

Para Michael Schumacher e Mark Webber, 2012 será o último ano deles na categoria. O hepta campeão, cansado e desiludido com a falta de resultados, vai embarcar numa nova aventura. Talvez vire empresário de pilotos ou vai competir em uma categoria local ou européia de Turismo. Mark Webber, o destino dele é semelhante, podendo aderir ao turismo alemão ou australiano.



Para a McLaren, não vejo perspectivas de melhora na situação dela em 2012. Lewis Hamilton, perdido e ameaçado por pessoas erradas no seu caminho, vai deixar a equipe e abrirá caminho para que Jenson Button se torne o número 1 da equipe inglesa a partir de 2013. Para o lugar de Hamilton, vejo talvez um piloto que tenha passado 2012 sabático ou com desempenho pífio. Um europeu seria esse piloto.

Ainda vejo que uma equipe do meio do pelotão vai começar a incomodar as grandes e inclusive vai liderar corridas, mas vai ter muitas quebras devido à falta de confiabilidade de equipamento. Mas é uma equipe a ser observada.

Kimi Raikonnen está voltando depois de dois anos afastado da Fórmula 1. Perigo para ele: puxei uma carta aqui e tá indicando um risco de acidente grave numa etapa da Europa ou da Ásia Oriental. Não arrisco a dizer que ele pode vir a ser substituído. Seu companheiro de equipe será fritado dentro da equipe por atuações pífias e pode deixar a Fórmula 1 "com o rabo entre as pernas". Vejo uma briga interna dentro da Lotus Renault.

Outra coisa que vi: pode ser no final de 2012 o fim de uma equipe do pelotão médio pra trás, e que pode acabar dimunuindo o grid para 2013. Ainda tentarão de várias formas salvar essa equipe da bancarrota, mas a crise técnica e financeira falará mais alto.

Sobre a temporada: apenas 4 ou 5 pilotos no máximo vencerão corridas neste ano que vai chegar. Se muito, um sexto piloto, talvez uma zebra, numa corrida bem disputada debaixo de chuva. Um piloto desconhecido terá um momento de glória dentro da Fórmula 1 por alguns instantes.

Ah, e uma bomba pintando: a saúde de um dirigente da categoria está em sério risco. Pode pintar morte de um dirigente ainda em 2012. É esperar e ver.

FÓRMULA INDY

Infelizmente não será desta vez que teremos um equilíbrio maior de forças dentro da categoria. A equipe Ganassi vai contunuar mandando ver na categoria. Arrisco a dizer que das 15 ou 17 corridas se tiver, a equipe do Chip Ganassi levará 10. Inclusive as 500 milhas de Indianápolis. Arrisco a dizer que pode pintar algo novo dentro da mais famosa corrida, alguém que ninguém esperava, vai liderar e fazer o seu marketing pessoal.



Para a equipe Penske, vejo ela cair numa descendente pior do que foi 2011. As vitórias ficarão mais escassas por conta da falta de competitividade do seu conjunto Dallara Chevrolet, que não serão ainda páreos para o Honda que equipa a Chip Ganassi. Mas vejo melhorias a partir de 2013.

A temporada de 2012 promete ser uma das mais monótonas dos últimos anos com muitas corridas em circuito de rua e procissões uma atrás da outra, que afugentará os fãs do monoposto americano. Não há muitas perspectivas de melhoras pra categoria devido ao excesso da "Champcarização" da Fórmula Indy neste ano que se inicia.

Sobre a guerra de motores, a Honda deverá prevalecer, com a Chevrolet ficando com algumas vitórias isoladas. Já a Lotus Judd, é por enquanto, mais marketing do que desempenho dentro da pista, o que deve fazer passar por uma reestruturação depois das 500 milhas de Indianápolis.

BRASILEIROS NAS PISTAS

Rubens Barrichello anunciará finalmente a sua aposentadoria da Fórmula 1. Sem um lugar decente na categoria, ele deixará as pistas e passará a exercer outras funções como comentarista de TV ou empresário de pilotos mais jovens, passando para eles a sua experiência na categoria. Será presença frequente nas corridas de amigos e eventos promocionais.

Felipe Massa terá um ano decisivo dentro da Ferrari. Não acredito em ele voltar a vencer dentro da equipe de Maranello. Uma ótima proposta para mudar de equipe pode acontecer para ele a partir do meio da temporada. Ele deverá decidir entre a razão e o coração sobre seu futuro.

Bruno Senna, vejo ele num cockpit como piloto titular de uma equipe ainda este ano, a oportunidade pode aparecer de uma hora para outra. Mas ele precisa tomar cuidado com pessoas mal intencionadas quanto à sua carreira. Pode correr um risco de acidente grave na Fórmula 1.

Tony Kanaan ainda terá muito trabalho como um líder natural dentro da KV. Mas suas atribuições podem ser melhoradas fora da pista do que dentro dela. Não vejo vitórias por parte dele em 2012, mas vejo nele um espírito de liderança que pode influenciar os comandantes da sua equipe na tomada de decisões. Pode virar sócio da equipe no futuro.

Hélio Castroneves, muito trabalho dentro da Penske. As cobranças virão maiores devido à boa fase de seus companheiros de equipe, mas vejo também que ele pode acabar se saindo vencedor dentro da Penske. A parceria com a equipe continuará firme e forte.

Vítor Meira terá muito trabalho na nova equipe que assinar. Não sei ainda se virá full season ou apenas as 500 milhas. Mas ele poderá ir para outra categoria, arriscar-se no Turismo norte-americano ou europeu.

Para Nelsinho Piquet, a mudança para a Nationwide Series da Nascar pode render-lhe bons frutos nas próximas três temporadas. Em 2012, ele vai guiar do meio do pelotão pra trás, pra aprender, mas pode pintar uma vitória para ele numa pista em circuito misto.

MULHERES NAS PISTAS

Interessante. Vejo uma mulher chegando e que pode pintar a qualquer momento dentro da Fórmula 1, numa equipe ainda em desenvolvimento, mas de meio de pelotão. Essa mulher é européia e virá com o aval de Bernie Ecclestone para ações de marketing e terá um desempenho discreto no primeiro ano dela, mas depois se firmará. É tudo questão de tempo.

Danica Patrick, agora que foi para a Nascar, já estando mais adaptada, poderá disputar vitórias dentro da categoria competindo integralmente. Ainda vejo uma gravidez para ela no futuro, talvez este ano de 2012 ainda. Mas a Danica virá forte sim na Nascar.

Katherine Legge, segundo as cartas, sofrerá muita pressão na Indy. Essa pressão se dará por justamente ter corrido na extinta Champ Car e rivalizado com a Danica nos últimos anos. Essa temporada de 2012 será de readaptação. Corre sério risco de não classificação para as 500 milhas.

Já para Simona de Silvestro, trabalho, muito trabalho. O conjunto Dallara-Lotus não vai ser confiável e muitas quebras ocorrerão. Corre um sério risco de um novo acidente em Indianápolis ou em Fontana. Mas as cartas ainda insistem que vai pintar um grande amor para ela. Um rapaz sulamericano está no caminho dela. E ambos terão muitas alegrias pela frente.

Ana Beatriz Figueiredo terá que tomar uma decisão. Talvez, influenciada pelos empresários, ela deixe a Fórmula Indy e volte para o Brasil, o que seria uma pena. Parece que pesou muito a cobrança dentro da Indy por bons resultados dentro de uma equipe fraca. Mas a Bia também pode pintar uma paixão para ela fora das pistas, um rapaz alto, moreno, deve pintar no caminho dela dentro das pistas.

CORRIDAS BRASILEIRAS

O GP Brasil de Fórmula 1 corre sério risco de deixar a categoria nos próximos dois ou três anos. A anunciada concorrência com a Argentina pode determinar uma rivalidade mais que presente dentro das pistas. Os argentinos estão se reestruturando e a soberba e prepotência brasileira pode fazer com que o Brasil deixe de sediar Grandes Prêmios a partir de 2014.

Em compensação, a São Paulo Indy 300 da Fórmula Indy vai se consolidando na categoria. Mas as cartas alertam. Um risco enorme de um grave acidente pode ocorrer na prova. Um acidente impactante onde questionarão os méritos de se sediar a prova. No mais, a corrida segue firme.

Já as outras corridas em Interlagos no WEC (World Endurance Championship) e as 24 horas de Interlagos, farão mais sucesso nos bastidores do que necessariamente dentro das pistas. O público não vai ter presença maçiça, aumentando a desculpa esfarrapada de que "Brasileiro não gosta de automobilismo".
 
CATEGORIAS NACIONAIS

Só vejo a Fórmula Truck continuando o seu sucesso, mas precisa tomar cuidado com algumas decisões precipitadas na categoria. Do resto, tudo tranquilo nela.

A Stock Car Brasil vai começar um processo de declínio dentro da categoria, com pilotos pulando fora para correrem outras categorias, devido ao monopólio global que vai ser imposto. Decisões equivocadas que vão comprometer o andamento da categoria.

O Brasileiro de Marcas deve continuar seguindo seus passos lentos mas graduais. E no futuro, pode vir a se tornar a categoria mais badalada, superando a Stock Car. Mas tem que tomar cuidado para não cair os direitos de televisão em emissoras que só querem saber de "encostar" a categoria.

Nos monopostos, não vejo perspectivas de melhora no futuro imediato ou mais distante. Infelizmente, uma categoria vai chegar à bancarrota, fechando de vez um capítulo na história do automobilismo brasileiro.

No mais, por enquanto, é isto.

Agora é com vocês.